Que tal uma empresa para prestar todos os serviços ao seu condomínio

Muitos condomínios, sejam eles residenciais ou comerciais, ainda preferem manter funcionários próprios (orgânicos). Outros, no entanto, já vêem a terceirização como uma opção mais completa, sobretudo na garantia de continuidade dos serviços.

Muitos condomínios, sejam eles residenciais ou comerciais, ainda preferem manter funcionários próprios (orgânicos). Outros, no entanto, já vêem a terceirização como uma opção mais completa, sobretudo na garantia de continuidade dos serviços. Mas começa a ganhar corpo empresas que oferecem pacotes de serviços completos, incluindo limpeza e conservação, portaria, recepção, jardinagem, zeladoria e manutenção predial.

Uma das vantagens de contratar o chamado “combo” é que normalmente as empresas que ofertam esta modalidade costumam destinar um supervisor exclusivo para comandar toda a operação. Além de integrar e fazer com que cada uma das áreas se ‘conversem’ e se colaborem entre si, fica mais fácil para o síndico tratar apenas com uma pessoa sobre o que precisa ser feito ou sobre o que precisa ser ajustado em relação aos serviços.

Otimização

Em condomínios onde os serviços são partilhados por várias empresas é comum ocorrer uma certa “limitação” nas obrigações de cada contrato, criando os chamados “pontos cegos” em que se colocam em dúvida qual a contratada responsável por tal função. Isso é bastante comum onde há serviços de limpeza e zeladoria sendo prestados por empresas diferentes. Quando o condomínio possui contratação mista, ou seja, parte dos serviços é realizada por funcionário próprio e outra parte é terceirizada, estes impasses ocorrem ainda com mais freqüência.

Alguns condôminos são resistentes a idéia do pacote, pois entendem que é muito poder concentrado em uma só empresa. Mas nesses tempos de crise, o condomínio tem muito mais poder de barganha para negociar com um único fornecedor todos os serviços do que fazê-los separadamente.

Para se estar seguro de entregar os serviços do condomínio a uma só empresa é importante, também, não se ater apenas ao quesito valor. Vale a pena pesquisar, visitar as empresas prestadoras, conhecer sua estrutura física, o quadro de funcionários, e mais do que tudo visitar alguns postos de trabalho aonde já ocorrem esta modalidade.

Se o condomínio optar pela contratação do combo, caso ainda não exista, é fundamental elaborar um cronograma de trabalho para todas as áreas, estabelecendo dias e horários para execução das tarefas. Desta forma evita-se que haja ociosidade de mão-de-obra e facilita o trabalho de supervisão. Além de que o resultado final será muito mais satisfatório.